Freetown - Serra Leoa

Apresentando seu Destino

Serra Leoa é um país da Africa Ocidental. De acordo com dados de 2012, o país possui mais de 5 milhões de habitantes em um território de 71 mil Km². A base econômica é dada pela mineração, especialmente de diamantes. Serra Leoa está entre os maiores produtores mundiais de titânio e bauxita, sendo também um grande produtor de ouro. É também o lar do terceiro maior porto natural do mundo, o famoso cais de Freetown que tem o mesmo nome da capital. Língua oficial é o Inglês e línguas locais e moeda é o Leone (SLL).
Freetown - Capital de Serra da Leoa

Escolhendo a Data

O clima de Serra Leoa é o Clima Equatorial, quente e úmido o ano todo. Praticamente só tem uma estação: verão. Chove durante o ano inteiro. São chuvas excessivas e seus índices pluviométricos estão de 3000 a 3500 mm anuais. A temperatura fica entre 24°C a 27°C podendo chegar a 30°C dependendo da época  Apesar de tantas chuvas, os melhores meses para visitar o país são nos meses de mais estio que vai de dezembro a inicio de abril.

Escolhendo o local para hospedagem

Tudo em Serra Leoa parte da sua Capital Freetown, a menos que você esteja procurando algum tipo de vilarejo para se hospedar e ter mais contato com a população em si. Mas concentrando na capital que fica situada no nordeste do país, à 27 metros de altitude, na costa do Oceano Atlântico, Freetown possui alguns hotéis com hospedagem confortável, em sua maioria ficam localizados em frente ao mar. O que eu aconselho a pesquisar diretamente com uma empresa idônea de turismo que conheça da região para melhor indicar um hotel, assim você escolhe um que mais lhe agrada.

Lista de lugares para se visitar

Old Fourah Bay - a mais antiga universidade da Africa Ocidental.
Saint John's Marron's Church - um edifício construído e 1820.
Cotton Tree - uma arvore simbólica de Freetown que data de 1792 e se tornou lugar de preces e oferendas.

O Museu de Serra Leoa merece também uma visita. Não deixe de passear nas pequenas ruelas da cidade para admirar as numerosas casas de arquitetura colonial e crioula. Dê uma passada também no Cais Freetown.
Agora se você procura relaxar, você tem a opção de curtir as magnificas e extensas praias da capital. Vale a pena uma visita ao Vilarejo de Regent por sua igreja Saint-Charles e sua reserva de chimpanzés de Tacugama. Os apaixonados pela historia ficarão contentes ao visitar a Ilha Bunce, utilizada no seculo XVII como ponto estratégico do tratado dos Negros e testemunha crucial na historia de Serra Leoa.
Para quem gosta de curtir a natureza, você pode ir ao Parque Nacional de Outamba-Kilimi, que abriga uma população de primatas, especialmente chimpanzés, macacos colobus e macacos cercopithecoidea, que coabitam com outros mamíferos como os hipopótamos anão. O parque além disso abriga uma fauna muito interessante suscetível de acelerar o desenvolvimento do ecoturismo na região.
Não deixe de ir na Praia de Lakka e às Ilhas da Tartaruga.
Tacugama

Um pouco mais de Serra Leoa

Alguns Toques
  • Culinária: os pratos típicos incluem pão de mandioca, peixe frito e sopa de quiabo. Um dos principais pratos são os ensopados que levam amendoim cozidos, que são considerados os pratos nacionais. Outros ingredientes usados para os ensopados são folhas de mandioca, cebola, pimenta, óleo de palma, peixe, carne e vegetais. 
  • Ônibus: eles são frequentemente desconfortáveis e não possuem tarifas fixas.
  • Táxis: eles não possuem contador e é preciso negociar o preço da corrida antes da partida para os longos trajetos.
  • Aluguel de carros: existem algumas locadoras de carro em Serra Leoa, necessita habilitação internacional.
  • Por se tratar de um país de maioria muçulmano, invista em vestes leves, sem transparências e respeite os costumes locais.
  • Compre filmes e pilhas antes de partir. Existem restrições à fotografia. Peça permissão sempre antes de fotografar algum ambiante
  • Esteja sempre com dinheiro em especie, Dólares Americanos são bem aceitos.
  • A vacina contra febre amarela é obrigatória. Outras como DT Polio, febre tifoide, hepatites A e B são recomendas para longas estadias. Para mais informações consulte o  Ministério da Saúde.
  • Para fins turísticos é necessário passaporte com validade e bom estado de conservação. Para estadias maiores que 90 dias necessita de visto.
  • Consuma preferencialmente alimentos cozidos e bebidas em garrafas seladas. Aumente a higiene com as mãos. 
  • Previna-se com loção repelentes. Qualquer sintoma de mudança no estado de saúde procure um médico, lembre-se que é uma região classificada como zona 3 em contaminação da Malária através da picada do mosquito Anopheles fêmea.   
Cais Freetown


Cotton Tree


Finalizando

Espero que tenha gostado de saber um pouco mais de Serra Leoa e tenha tirado algumas dúvidas sobre o turismo nessa região. Qualquer dúvida é só perguntar. 
Participe do Blog deixando seu comentário e respondendo nossas enquetes e seja sempre bem vindo(a).

Abçs e Boa Viagem!
Lidi Freitas




Comentários