Gramado - elegância e aconchego

Apresentando seu Destino 

Gramado fica no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, mais precisamente na Região das Hortênsias na Serra Gaúcha. Com um pouco mais de 32 mil habitantes, Gramado chama atenção para o turismo por causa de sua história, arquitetura e belezas que trazem para os visitantes paz, aconchego e a sensação de estar em outro país. A economia local é movimentada 90% pelo turismo, a cidade chega a receber cerca de 2,5 milhões de turistas por ano.

Escolhendo a Data 

Gramado além de ser uma cidade tranquila, possui um clima maravilhoso das montanhas que a cerca. O que levar na mala em cada época do ano sem dúvida é uma escolha difícil  até porque o marketing que as empresas de turismo fazem de Gramado é sempre frio com muita luva e chocolate quente, mas nem sempre é assim, há dias de bastante sol e épocas de varias estações no mesmo dia. Então aqui vai algumas dicas para cada estação do ano: 
Outono - é a estação que mais varia a temperatura em Gramado, portanto tenha roupas leves e tambem roupas mais carregadas para se proteger do friozinho que toma conta da cidade de tarde. Há registros de em um único dia a temperatura variar de 5°C a 25°C. Então não saia desprevenido para os passeios nessa época. 
Inverno - Pra quem procura realmente um passeio a estilo Europeu, o inverno na Serra Gaucha é muito indicado, temperaturas próximas de zero e dias curtos com muita neblina são os pontos fortes dessa estação em Gramado. Invista em casacos de cor neutra para que você possa aproveita-los em qualquer ocasião durante o dia ou a noite, principalmente porque esse tipo de roupa costuma ter um preço elevado e se na sua cidade a clima nunca desce mais que 18°C então não tem porque gastar muito com agasalhos pesados. Não dispense também o uso de gorros, luvas e cachecóis.
Primavera - É a estação mais bonita de Gramado, porque sua temperatura é ideal e os campos estão muito enfeitados por flores. A temperatura media nessa época varia entre 15°C a 20°C, permitindo que você use roupas leves, mas assim como no outono, sem esquecer dos casacos para os passeios noturnos. 
Verão - Época mais quente de Gramado com temperaturas variando entre 25°C a 30°C. Ou seja, pode usar suas roupas de verão tranquilamente durante esse período  Lembrando que a noite a tendencia é que a temperatura caía um pouco, então não custa nada levar uma blusa de algodão manga longa para os homens e um casaquinho leve para as mulheres durante as idas aos restaurante e bares a noite. 

 

Escolhendo o Local para Hospedagem 

No meu ponto de vista, quando a gente sai para uma viagem tudo que queremos é praticidade. Então seguindo esse pensamento o melhor é se hospedar no centro de Gramado e adjacências para facilitar sua vida. A maior parte do comercio se concentra nessa região, você encontrará tudo que precisa, desde restaurantes até loja de artesanato. Antes de escolher o hotel verifique a época que você fará sua viagem, porque se for no inverno rigoroso é melhor que seu quarto tenha aquecedor. O numero de hotéis para você escolher é grande, mas tente marcar com antecedência sua estadia, afinal Gramado em qualquer época do ano é um dos locais mais procurados por turista nacionais e estrangeiros, então não corra o risco de ter que se hospedar de ultima hora em um local que não é do seu agrado. Valores de diária geralmente são maiores durante o inverno, mas tem preço para todos os bolsos. Se você viaja com a família toda procure hotéis que forneçam pacotes para maiores números de hospedes e crianças free. 


Lista de lugares para se visitar

Impossível recomendar Gramado como passeio sem falar de Canela, pois as duas cidades estão ligadas e ambas foram planejadas para o turismo. Tem um pouco de tudo: natureza, museus, restaurantes e construções. É tanta coisa para conhecer que você precisará selecionar o que mais lhe agrada, dependendo do tempo de estadia.
Então vamos lá:
  • Belvedere Vale do Quilombo - o Vale do Quilombo pode ser visto no Belvedere, na estrada que liga Gramado a Canela. Para os que gostam de aventura, uma boa opção de passeio pelo interior do Vale do Quilombo é conhecer o Refugio da Família Sperry. Num passeio pela mata nativa, você verá a beleza de cinco cachoeiras, além de animais silvestres e uma flora sem comparação. O Vale não é um parque e não tem custo para visitas.
  • Lago Negro - Inicialmente chamado de Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que a arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu  um lago em 1953, decorando suas margens com arvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí o seu nome, Lago Negro. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaleias no inverno e o azul das hortênsias no verão.  A maior atração do lago são os pedalinhos em formato de cisnes encantando adultos e crianças.
  • Museu do Automóvel - é uma exposição de carros antigos, nela se pode sentir e viver o clima da emoção e nostalgia do glamour de Hollywood, dos anos dourados das décadas de 50 e 60, além de conhecer maravilhosas motos antigas, das mais famosas marcas restauradas em grau de perfeição.
Você pode ir também no Centro Municipal de Cultura, Igreja do Relogio, Igreja Matriz São Pedro, Lago Joaquina Rita Bier, Palácio dos Festivais, Pórtico Nova Petrópolis, Pórtico Via Taquara, Praça das Comunicações, Praça João Lied, Praça Major Nicoletti, Rótulas das Bandeiras, Rua Coberta, Prefeitura Municipal, Museu dos Festivais de Cinema e outros.
Museu do Automóvel

Lago Negro

Praça das Comunicações - Casa do Colono

Gramado para Crianças


  • Aldeia do Papai Noel - com certeza um dos lugares mais esperado pelas crianças em Gramado é a Aldeia do Papai Noel. O maior Natal do Brasil o ano inteiro. Localizada no Parque Knorr, bem próximo ao centro da cidade. A casa do Papai Noel, construída em 1940, é a casa da região em estilo bavário, conhecida como Mansão Knorr. Você poderá conhecer as verdadeiras renas do Papai Noel. Estes lindo animais foram importados do norte da Europa. A fábrica de Brinquedos, com 700m² de encanto e magia, é onde Papai Noel e seus ajudantes fabricam os brinquedos durante todo o ano. A atração é tão gigantesca que encanta crianças e adultos com a magia. * Não deixe de passar também no Green Land que é a oportunidade de contato com a natureza onde você vai encontrar um lado com lodo terápico, contato com os animais e emoção nas trilhas suspensas e na ponte pênsil. Fica localizado ao lado da Aldeia do Papai Noel. (ingressos 5 reais por pessoa)
  • Alpen Park - fica localizado a 3Km da Catedral de Pedra em Canela. Nele você encontra diversas atrações para a toda a família. *Trenó - 900m de pura diversão e emoção para toda a família no primeiro Trenó Alpino do Brasil. *Cinema 4D - interatividade total. Mergulhe nesse espetacular mundo em 4 dimensões. *Alpen Blizzard - é a maior Montanha-russa em aço do Rio Grande do Sul. Além destas existe, tirolesa, cineminha 6D para os pequeninos, Alpen Interactive que é um equipamento Belga, em formato de um videogame em grandes proporções que convida os participantes a entrarem dentro do jogo para uma competição, muro de escalada, super salto, quadriciclo, torre  de rapel, arvorismo, simulador mini rider e muitas outras atrações que você não pode deixar de conferir.
  • Observatório Ecológico - é uma torre de 30m localizada no Parque do Caracol, em Canela, de onde você tem uma fascinante vista panorâmica de 360° da Cascata do Caracol. A paisagem é deslumbrante, Há binóculos a disposição e pode-se apreciar a fauna e a flora da região.
Casa do Papai Noel

Praça da Neve - Aldeia do Papai Noel

Tirolesa - Alpen Park

Alpen Blizzard - Alpen Park


Observatório Ecológico 


Um pouco mais de Gramado

  • Culinária - esse é o assunto que agrada todo mundo, afinal depois de um dia inteiro de passeios nada melhor que sentar e saciar um dos prazeres da vida, que é comer! Gramado oferece inúmeras opções de lanches, petiscos, principais refeições, sobremesas, etc. Você pode escolher entre uma grande variedade de restaurantes, casas de café colonial, galeterias, casas de chocolate artesanal, enfim, opções não faltam para agradar a família toda. Alguns lugares que você precisa passar: Riviera Restaurante, Restaurante La Hacienda, La Caceria Restaurante, Chateau de La Fondue Restaurant, Casa das Sopas... e muitos outros que tenho certeza que vai ser difícil escolher.
  • Aluguel de carro - existe no momento duas locadoras de carro em Gramado, HS Turismo localizada no bairro Avenida Central e a Rent A Car Locadora localizada no bairro Centro.
  • Compras - a cidade conta com mais de mil pontos comerciais concentrados basicamente em duas grandes avenidas que cortam a cidade: a Borges de Medeiros e a Avenida das Hortênsias, e todas aceitam cartões de créditos e muitas oferecem ainda a opção de parcelamento, haja cartão de crédito!  
  • Eventos - Gramado é uma cidade onde sempre está acontecendo alguma coisa no sentido festival. Alguns exemplos: Corrida pela Vida (janeiro), Festa da Colonia (abril), Chocofest (abril), Festival do Cinema (agosto),  e claro o Natal mais bonito do Brasil, Natal Luz (dezembro). Nos outros meses acontecem feiras de exposições, informe-se com sua agência de viagens os eventos que poderá acontecer durante sua estadia para você não ser pego de surpresa. 

La Caceria Restaurante - especializado em caças

Fondue 

Fondue 

Avenida Borges Medeiros no Natal

Finalizando

Gramado é realmente encantadora! Espero que tenha gostado, qualquer dúvida é só perguntar, nosso espaço de comentários é todo seu. Curta a página do blog no Facebook e fique por dentro de todas as novidades.

Abçs e Boa Viagem!
Lidi Freitas






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Freetown - Serra Leoa